41 3095 2510 41 99502 6600 R. Padre Anchieta, 2050 - Cj 2510/2511/2512 - Ed. Helbor Offices Champagnat - Bigorrilho - Cep 80730-000 - Curitiba, Paraná.

Diabetes e Pré-Diabetes

Diabetes mellitus (DM) é uma doença que cursa com níveis aumentados de glicose no sangue (hiperglicemia) devido a um defeito na produção ou na ação da insulina no organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, fundamental para que as células possam absorver açúcares, gorduras e proteínas provenientes da alimentação.

Os principais tipos de diabetes são o diabetes mellitus tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional e outros tipos específicos de diabetes.

O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença incomum que acontece com maior frequência em crianças e adolescentes e se caracteriza por um aparecimento abrupto de hiperglicemia, causado por uma destruição das células pancreáticas produtoras de insulina. Esta destruição se dá pelo próprio sistema imunológico da pessoa, que por uma falha, passa a destruir a população de células pancreáticas que antes produziam insulina. A partir do diagnóstico, é necessário fazer uso de insulina de forma permanente para o bom controle da doença.

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é bem mais comum e decorre principalmente da obesidade, especialmente do acúmulo de gordura na região abdominal. O excesso de gordura nesta região gera um processo inflamatório no organismo que resulta em resistência à ação da insulina, situação definida quando a insulina produzida pelo pâncreas se torna insuficiente para controlar os níveis sanguíneos de glicose. O tratamento consiste em perder peso, controlar a alimentação, praticar exercícios físicos e utilizar medicamentos para controlar os níveis de glicose do sangue. Em alguns casos específicos pode ser necessário também o uso de insulina.

O diabetes gestacional trata-se de qualquer intolerância à glicose, com início ou diagnóstico durante a gestação. Acontece em 1 a 14% de todas as gestações e relaciona-se com aumento de morbidade e mortalidade perinatais. Na maioria dos casos, acontece a reversão do quadro após a gravidez, porém há 10 a 63% de risco de desenvolver DM2 dentro de 5 a 16 anos após o parto.

O pré-diabetes é a fase que antecede a instalação do diabetes propriamente dito. Quando os níveis sanguíneos de glicose em jejum se mantêm acima de 100 mg/dl mas abaixo de 126 mg/dl sabe-se que esta pessoa apresenta um risco expressivamente maior de se tornar diabética. Assim, para se evitar a instalação da doença, já estão indicadas nesta fase, medidas como modificação dos hábitos alimentares para perda de peso, exercícios físicos e inclusive medicamentos. Quando se inicia o tratamento precocemente, a chance de evitar a progressão para o diabetes é superior a 70%.